Rota das Laranjeiras

Rota das Laranjeiras

terça-feira, 22 de abril de 2014

Percurso variante vermelha da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto

Variante vermelha da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto

(obtido na página oficial do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas)

Coordenadas GPS
N  40.67151º   W 8.72355º

PR 29 - PDAMI

Dados Pessoais
Tempo usado - 2,43 Horas
Nível de dificuldade - Muito fácil
Necessidades - Ver abaixo (*)
Sinalização - 5 em 5 (**)
As pessoas - Sendo um percurso em zona protegida habitantes só mesmo a passarada & cª.
Notas - Encerrado aos domingos e feriados
Onde comer - São Jacinto e Torreira tem muito por onde escolher

Para descongestionar em função da época, resolvi fazer um percurso bem perto da porta mas que foi sempre ficando para melhor ocasião, até porque está encerrado aos domingos e feriados.
É um percurso que vale bem a pena fazer por ser diferente daqueles a que estamos habituados quer urbanos (que detesto, salvo a riqueza patrimonial) quer de montanha. Tratando-se de uma reserva contém elementos muito interessantes sobre botânica e pelo menos dois postos de observação de aves onde devemos permanecer por algum tempo para desfrutar e saborear o prazer envolvente. Sensivelmente a meio dos seus sete quilómetros poderá se assim o entender e a época o permitir fazer uma pequena incursão marítima e molhar os pés nas águas do Atlântico.
Melhor que eu para descrever o que se pode ver é dar uma leitura no desdobrável informativo para o qual deixei a ligação acima.
(*) - As necessidades fundamentais são três: 1 - Binóculos, e aqui pode abusar e levar mesmo aqueles grandes e pesadões que costumam ficar sempre em casa pois vão fazer falta, sendo que nem vai dar pelo peso pois o percurso não podia ser mais fácil. 2 - Máquina fotográfica que também pode ser daquelas que vão buscar moscas a léguas, pois certamente o irá ajudar a fazer uns registos diferentes. 3 - Uma besuntisse qualquer para aqueles(as) mais sensíveis e alérgicos à picada dos mosquitos (eu não precisei porque eles fogem de medo), pois irá encontrar zonas com esses "simpáticos" picadores.
(**) - Teve de ser, finalmente. Apesar de gostar mais que fosse num de montanha, lá veio o meu primeiro 5. É que não tem falhas, mas gostaria que tivesse sido num percurso de montanha onde a exigência é muito maior, até porque sendo reserva natural não há tanta interferência negativa do homem. Tem os trilhos perfeitamente definidos, e as placas no sitio conveniente. Está marcado num só sentido, o dos ponteiros do relógio.
Já agora aproveite para levar aquele familiar mais renitente, a facilidade é tanta que pode ser que fique fã.
Algumas das muitas fotos.














































































































Fotos tiradas em 21/04/2014

Sem comentários:

Enviar um comentário